O projeto 'O Rio dos Sinos é Nosso', que busca incentivar as crianças a pensar soluções sobre os problemas do Sinos, está com inscrições abertas. Promovido pelo Grupo Editorial Sinos, o projeto vai premiar com viagens os melhores planos colocados em execução pelos pequenos. A idéia é realizar a promoção anualmente, sempre envolvendo a mesma faixa etária de estudantes.
'O Rio dos Sinos é Nosso' é destinado a alunos de 7ª série de escolas de Ensino Fundamental do Vale do Sinos. A idéia é promover a elaboração, pelos estudantes das escolas, de planos que beneficiem a qualidade das águas da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Durante os meses de julho e agosto, as turmas inscritas debaterão os planos a serem apresentados. “Tenho uma fé muito grande nessa turma”, afirma o diretor de Comunidade do Grupo Editorial Sinos, Luiz Fernando Gusmão.
A 7ª série foi escolhida por conta da maior disponibilidade dos alunos em participar do projeto. Até agora, a procura, segundo a organização, tem sido positiva. O lançamento do projeto foi anunciado no jornal ABC Domingo do dia 1º de julho. Já na segunda-feira seguinte, dia 2, a primeira escola, de Santa Maria do Herval, realizou a inscrição, às 8h54.
Para quem ainda não fez a inscrição, é necessário acessar www.riodossinos.com.br até o dia 30 de agosto. As turmas devem eleger um líder e um vice-líder que tenham acesso à internet, para que as informações sobre as etapas do projeto sejam repassadas.
Os planos devem conter metas, número de envolvidos e localidade das ações. Depois disso, as tarefas devem ser realizadas pelas turmas. Além do plano, é necessário enviar relatórios detalhados com comprovantes da realização das ações. Os critérios de avaliação dos planos levarão em conta o espírito investigativo dos alunos e sua habilidade de investigação, a originalidade dos trabalhos, o número de envolvidos alcançado pelas turmas, o conteúdo dos planos e a avaliação da equipe, em que serão analisados o comprometimento da turma, as conquistas e limitações.
A premiação para os vencedores inclui uma viagem de quatro dias e três noites para a praia de Itapirubá, em Imbituba (SC), com condução, hotel, refeições e passeios pela região para o professor e todos os alunos listados na inscrição, um passeio pelo Rio dos Sinos a bordo do Martim Pescador e medalhas para cada estudante. A escola recebe ainda um troféu. As turmas que ficarem em segundo e terceiro lugares também ganham passeios no Martim Pescador e medalhas.
(
VS, 18/07/2007)