Em duas apreensões realizadas nos últimos dias, o Setor de Investigações Gerais (SIG) da polícia civil encontrou 681 aves de diferentes espécies na capital paulista, informou na segunda-feira (16/07) a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Uma denúncia anônima levou à localização de 280 animais em um galpão, na manhã de segunda-feira (16/07), na rua Canário, zona norte da capital. Não houve prisões, mas foram encontrados no local os documentos de um suspeito, que ainda não foi localizado pela polícia. Também não foi decidido o destino das aves.
No último domingo (15/07), policiais da sétima seccional apreenderam 401 aves silvestres de dez espécies diferentes na zona leste da capital. Seis pessoas foram detidas na ocasião, acusadas de tráfico de animais silvestres, e devem ser indiciadas por crime ambiental e formação de quadrilha. Essas aves foram encaminhadas para a organização não-governamental S.O.S. Fauna.
De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o instituto ainda não foi acionado para decidir o destino das 681 aves, se elas serão soltas em reservas do estado ou enviadas de volta para seu habitat natural.
(Por Gabriel Corrêa, Agência Brasil, 17/07/2007)