Representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e do consórcio intermunicipal de saneamento de São Leopoldo estão em Guarulhos, no Estado de São Paulo, para participar da 37ª Assembléia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae).
A assembléia da Assemae, que começou no último domingo e segue até o dia 20 de julho, vai promover debates sobre consórcios públicos, a regulamentação e implementação da Política Nacional de Saneamento e os recursos destinados para projetos de saneamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Além disso, durante a programação será realizada a eleição da nova diretoria da associação.
Participam da assembléia o secretário municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo, Darci Zanini, o diretor do Semae, Luiz Antônio Castro, e o assessor técnico do consórcio, Arnaldo Dutra. Os dois representantes do município apresentarão cinco projetos desenvolvidos em São Leopoldo. Do Semae, serão apresentados os projetos Consumo legal em escolas municipais, Gerenciamento de resíduos químicos nos laboratórios do Semae e Eperiência em Vermicompostagem.
Da Semmam, ganharão destaque o projeto de Coleta Seletiva Compartilhada e o diagnóstico situacional da gestão dos Resíduos Sólidos no Município. Para Darci Zanini, a participação do município na assembléia “é importante porque está reunida a vanguarda do saneamento do Brasil, desde aqueles contra os processos de privatização até as novas empresas surgidas nos últimos anos.” Zanini apresenta
hoje os projetos da Semmam sobre resíduos sólidos.
Outro espaço da assembléia será ocupado por apresentações de outros municípios brasileiros sobre projetos de drenagem. Segundo Zanini, São Leopoldo é um dos primeiros municípios do Brasil a formatar um projeto do tipo. “Somos referência. Quanto melhor for o sistema de coleta seletiva, menos problemas causamos ao Rio dos Sinos. Aqui na assembléia da Assemae existe uma grande preocupação com as bacias hidrográficas”, afirma o secretário, que destacou ainda a importância dos debates que serão realizados durante toda a semana.
Amanhã, durante todo o dia, será promovido um painel sobre o novo projeto de lei que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos que, para Zanini, “normalmente são deixados em segundo plano nas discussões mais importantes.” Na sexta-feira pela manhã, os representantes do município participam ainda de visitas técnicas a empresas de saneamento paulistas.
(
VS, 17/07/2007)