A segunda etapa oficial da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul encerrou no domingo. A vacinação do rebanho de bovinos e bubalinos (búfalos) com até dois anos começou no dia 1º de junho, com prorrogação de 15 dias além dos 30 previstos inicialmente. Segundo o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, João Carlos Machado, o índice de imunização atingido será divulgado na quinta-feira. “A vacinação oficial está encerrada”, afirma.
O diretor do Departamento de Produção Animal (DPA), Cláudio Dagoberto Bueno, reitera que a meta é atingir imunização superior a 85% e superar os 71% registrados no mesmo período do ano passado. Em janeiro deste ano, quando ocorreu a primeira fase da campanha, foram imunizados 94,13% do rebanho gaúcho, que hoje é de 13,2 milhões de cabeças. “Pretendemos imunizar de 3,8 milhões a quatro milhões de cabeças.”
A Secretaria da Agricultura distribuiu 1,375 milhão de doses destinadas aos pequenos agricultores que se enquadram nas regras do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no Rio Grande do Sul. O investimento foi de R$ 1,43 milhão.
(
Diário Popular, 17/07/2007)