A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) firmou ontem à tarde parcerias com três empresas da região que vão possibilitar a pesquisa para produção de biodiesel. Os contratos foram assinados com a Sur – Engenharia, Máquinas e Instalações Industriais Ltda, de Santa Cruz; com a Tramontini – Implementos Agrícolas Ltda, de Venâncio Aires, e com a Hilário Schultz Técnica Comercial, de Santa Cruz. Os contratos possibilitarão o desenvolvimento dos projetos Produção e avaliação de biodiesel de óleo de girassol produzido pelo sistema contínuo-biosol e Oleoquímica: Produção, extração, caracterização e transformação de óleos vegetais com ênfase na obtenção de biodiesel e aproveitamento de subprodutos.
Dentro da parceria com a Unisc, a empresa Sur é responsável pelo desenvolvimento de equipamentos necessários, a Tramontini fará os testes de uso do biodiesel e a Hilário Schultz será encarregada de realizar a análise de motores após o uso do biodiesel. A Unisc ainda é parceira da Afubra no plantio do girassol utilizado na pesquisa. “É um trabalho feito por um grupo e que resultará num produto que a comunidade poderá usufruir, ou seja, a tecnologia será aplicada”, ressaltou a professora coordenadora da pesquisa de biodiesel na Unisc, Rosana Schneider.
As pesquisas serão financiadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que já aprovou R$ 215,9 mil para os projetos, e pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio Grande do Sul (Fapergs), que deve liberar R$ 150 mil, além de investimentos da Afubra, que receberá recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no próximo plantio de girassol. A Unisc está investindo no projeto com a destinação de professores, de alunos bolsistas e de estrutura para o desenvolvimento e para produção do biodiesel. “Estamos satisfeitos porque conseguimos mostrar, fora da universidade, a pesquisa que é feita aqui. Nesse projeto, estamos levando a Unisc para o meio rural, para o benefício do meio rural. Esse papel da pesquisa é muito importante", destacou o reitor, Vilmar Thomé.
(
Gazeta do Sul, 17/07/2007)