O Grupo Gestor do Programa Repensando o Agro no Vale do Taquari e o Comitê de Suinocultura do Vale do Taquari promovem curso de Gestão Ambiental na Propriedade Suinícola amanhã e quinta-feira, na sala 406 do prédio 3 da Univates. Destina-se a técnicos que atuam com os produtores de suínos da região e que representam secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, departamento ou setores respectivos, escritórios municipais da Emater/RS-Ascar - que já confirmou a participação de 30 profissionais -, empresas integradoras, privadas de assistência técnica e autônomos.
O presidente da Emater/RS, Mario Ribas do Nascimento, participa da abertura do evento, às 8h de amanhã, na sala onde será realizada a capacitação. A programação do curso prevê a apresentação de políticas ambientais públicas e privadas e de dados a respeito da suinocultura na região, incorporando uma avaliação do impacto da atividade na produção de dejetos e no manejo da água, como a aptidão de solos para descarte e o potencial de contaminação dos mananciais hídricos. Também serão avaliadas alternativas técnicas para os dejetos, como as estrumeiras de solo-cimento e a compostagem. Os participantes ainda vão ser informados sobre os critérios e procedimentos para o licenciamento ambiental.
Martins destaca que ao final do curso serão traçadas estratégias para a elaboração do Programa Integrado Regional de Tratamento de Dejetos Suínos.
Programação:Amanhã8h - Abertura oficial
8h45min - Painel: "Sustentabilidade na suinocultura - políticas ambientais públicas e privadas", com o presidente da Associação de Criadores de Suínos do RS, Valdecir Folador; assessor técnico da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Niro Afonso Pieper; e diretor executivo do Sindicato de Produtos Suínos do RS, Rogério Kerber.
9h30min - Intervalo.
9h45min - Niro Afonso Pieper - assessoria técnica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
10h30min - diretor executivo do Sindicato de Produtos Suínos do RS, Rogério Kerber.
11h15min - "Realidade suinícola regional", com o coordenador do Comitê de Suinocultura do Vale do Taquari, Paulo Steiner.
11h45min - "Impacto ambiental da suinocultura", com o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Henrique Bartels.
13h30min - "Produção de dejetos e manejo da água", com o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Henrique Bartels.
14h15min - "Armazenamento, distribuição e fertilização de solos com dejetos suínos", com o agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Batista Coimbra.
15h - Estrumeira de solo-cimento, com o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Paulo Kappel.
15h45min - "Aptidão de solos para descarte de dejetos e potencial de contaminação de mananciais hídricos por nutrientes", com o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Edemar Streck.
16h45min - "Critérios técnicos e procedimentos de licenciamento: LP, LI e LO", com o agrônomo da Fepam, Luiz Fernando Rocha.
Quinta-feira8h30min - "Compostagem como alternativa para exportar dejetos da unidade produtora de suínos", com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Paulo Armando de Oliveira.
10h15min - "Como tornar o produtor, o município e a região auto-suficientes em substrato para compostagem", com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Paulo Armando de Oliveira.
10h45min - "Estratégia para um Programa Integrado Regional de Tratamento de Dejetos Suínos".
14h - Atividade de Campo na propriedade de Erlon Ruppenthal, localidade de Forqueta, em Arroio do Meio.
16h - Encerramento.
(
O Informativo do Vale, 17/07/2007)