Representantes de universidades, instituições de pesquisa, movimentos sociais e associação de pescadores do Nordeste participam a partir desta terça-feira (17/07) até quinta-feira (19/07), no Recife Praia Hotel, de seminário sobre aqüicultura e pesca.
O evento é promovido pela Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), em parceria com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep).
A programação inclui debates a respeito do cultivo de organismos aquáticos marinhos (maricultura). Os participantes vão formular propostas para elaboração de uma política regional de desenvolvimento do setor.
Segundo a coordenadora de desenvolvimento social da Adene, Macyra Sotero, o Nordeste é uma das regiões favoráveis para a prática da aqüicultura tanto de água doce, quanto marinha, devido às condições de clima e solo.
“Novas tecnologias podem ser adaptadas à região para gerar emprego e renda, mantendo a sustentabilidade da atividade pesqueira", destacou.
Atualmente a Adene vem apoiando a maricultura no Nordeste em convênio com o Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Xingó, por meio de três projetos: cultivo de ostras, de sururus e de peixe beijupirá. Dois projetos são em Pernambuco e um em Sergipe.
(Por Marcia Wonghon, Agência Brasil, 16/07/2007)