A partir do dia 1º de agosto o Ministério do Meio Ambiente receberá inscrições para a 5ª Edição do Prêmio Chico Mendes. Este ano serão distribuídos um total de R$ 120 mil reais, divididos em seis diferentes categorias, sendo que a cada uma delas caberá partes iguais de R$ 20 mil. O prêmio tem como finalidade reconhecer e estimular trabalhos voltados à conservação dos recursos naturais, tornando possível a concretização do desenvolvimento sustentável. Com esses incentivos pretende equilibrar interesses ecológicos de conservação ambiental com interesses sociais de melhoria de vida da sociedade.
Instituído em 2003, o Prêmio Chico Mendes chega ao quinto ano contemplando as seguintes categorias: liderança individual; associação comunitária; organização não-governamental; negócios sustentáveis; ciência e tecnologia; e arte e cultura. É concedido pelo MMA por intermédio do Departamento de Articulação de Ações da Amazônia, pertencente à Secretaria-Executiva. A premiação será financiada com recursos do Orçamento Geral da União, alocados ao Programa Amazônia Sustentável na Ação Gestão e Administração do Programa (GAP).
Podem se inscrever pessoas físicas maiores de dezoito anos, ou jurídicas de direito privado com ou sem fins lucrativos, bem como as sociedades de fato e as instituições de pesquisas públicas ou privadas, com exceção dos membros da Comissão Julgadora e Organizadora e dos servidores do MMA e das entidades da administração indireta a ele vinculadas.
As inscrições serão gratuitas e devem ser efetuadas no período de 1º de agosto a 6 de novembro de 2007, obrigatoriamente por remessa postal registrada. Os interessados deverão endereçar sua correspondência ao Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, Caixa Postal nº 10805, CEP 70306-970, Brasília-DF. A data da postagem será considerada como a de entrega. Os concorrentes poderão inscrever mais de um trabalho, obedecendo sempre às disposições contidas no regulamento.
(Por Rafael Imolene, Ascom MMA, 13/07/2007)