O Ministério do Meio Ambiente vai implantar, a partir do início de 2008, um programa de proteção dos manguezais brasileiros, segundo informou a Agência Brasil. Encontrados na costa nacional desde o Amapá até Santa Catarina, os manguezais são áreas de vegetação importantes para proteger a costa, manter a qualidade da água e servir de berçário para muitos animais marinhos.
Segundo o governo, um dos objetivos do projeto é promover o uso sustentável de recursos pesqueiros, que são os principais produtos que os manguezais fornecem às comunidades de pescadores. O outro foco é o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e de Áreas Protegidas, que visa a conservação dos mangues.
A degradação dessas áreas ocorre, principalmente, devido à criação de camarões, muito praticada no Rio Grande do Norte e no Ceará, à ocupação imobiliária, à pressão turística e ao desmatamento para uso da madeira.
O programa deve durar cinco anos e será desenvolvido em cinco áreas nos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, São Paulo e Paraná.
O documento oficial do projeto já foi aprovado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, sigla em inglês), instituição que vai financiar a iniciativa em conjunto com o ministério.
(G1, 15/07/2007)