A volta da chuva sexta (13/07) de manhã impediu o retorno das 84 famílias desabrigadas pela cheia do rio Caí, em São Sebastião do Caí. A precipitação manteve o nível do rio mais de 10 metros acima do normal, inviabilizando a reocupação das casas. Nos bairros Navegantes e Vila Rica, dezenas de casas estão debaixo d'água desde terça-feira. Os cerca de 400 desabrigados estão alojados no Centro Integrado do Bairro Navegantes e na Secretaria Municipal de Obras.
A chuva desanimou os desabrigados, que planejavam iniciar a limpeza das casas ontem para reocupá-las a partir de hoje. 'A situação praticamente não se alterou nos últimos três dias: o rio está baixando muito lentamente', avaliou o coordenador municipal da Defesa Civil, Gilberto Laubin. No ginásio, onde está a maioria dos desabrigados, o acesso é parcialmente prejudicado pelo acúmulo de água na porta principal.
Em três horários diferentes, agentes da Defesa Civil distribuem alimentos. A Vigilância Sanitária acompanha tanto desabrigados como moradores que permanecem em algumas casas. Entretanto, o pátio das casas está alagado, havendo risco de transmissão de doenças à população nas áreas alagadas.
Apesar da inundação em São Jerônimo, técnicos da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) trabalharam na área utilizando embarcações.
(Correio do Povo, 14/07/207)