O óleo gorduroso que vazou de um navio que afundou perto do porto de Ibiza chegou às águas de uma reserva natural ao sul da costa da ilha de veraneio, informou uma ministra do governo espanhol neste domingo (15/07). Equipes de limpeza trabalham no local desde quarta-feira, quando o navio mercante Don Pedro afundou no porto de Ibiza, provocando o vazamento de 150 toneladas de óleo combustível no mar Mediterrâneo.
Três praias da popular ilha foram fechadas e o óleo agora ameaça a reserva natural Ses Salines, disse a ministra do Meio Ambiente, Cristina Narbona. "A reserva inclui terra e mar, obviamente há poluição no mar. Nós estamos tentando garantir que não chegue às praias da reserva", disse Narbona a jornalistas.
A reserva de Ses Salines é um habitat de vida selvagem de 2 mil hectares internacionalmente reconhecido e é um ponto de descanso para aves migratórias entre a África e a Europa. Atrás das praias da reserva, na ponta sul de Ibiza, há pântanos salgados que servem de lar para flamingos durante o ano todo.
Equipes estão trabalhando para limpar o óleo diretamente do mar e remover a areia poluída. Autoridades contrataram um navio de salvamento holandês para remover o combustível restante no navio afundado, acrescentou a ministra. Mergulhadores descobriram no sábado novos vazamento no navio. Segundo a ministra, é difícil estimar quanto de combustível vazou no mar.
(Reuters, 15/07/2007)