A Bolsa Européia alcançou a marca de 1 bilhão de toneladas de permissões negociadas na ICE Futures na semana passada. O volume cumulativo na ECX CFI Futures and Options Contracts ultrapassou 1 bilhão de toneladas em permissões (EUAs -EU Allowances ) de dióxido de carbono negociadas desde o seu lançamento, em 22 de abril de 2005 (futuros) e 13 de outubro de 2006 (opções).
O volume total foi dividido em 988.9 milhões de toneladas em contratos futuros e 12.5 milhões de toneladas em contratos de opções. O volume representa um valor de mercado de €18.3 bilhões. Os contratos futuros da ECX se tornaram um dos principais instrumentos para a negociação de EUAs dentro do esquema de comércio de emissões da União Européia, equivalendo a aproximadamente 85% do volume negociado na bolsa. O volume médio diário na ECX/ ICE Futures cresceu para mais de 4 milhões de toneladas de CO2 negociadas em junho de 2007, comparando com somente 500 mil toneladas em 2005 e 1,8 milhão de toneladas em 2006.
O chefe executivo da ECX, Peter Koster, comentou:"A Europa está liderando os esforços internacionais na luta contra as mudanças climáticas. A ECX está muito satisfeita em contribuir com liquidez e transparência para o sucesso do esquema de comércio de emissões da UE."
(Por Fernanda Müller, CarbonoBrasil, traduzido do European Climate Exchange, 12/07/2007)