Os Campos de Cima da Serra ganharão uma nova ferramenta para fomentar o desenvolvimento econômico e social. O governo do Estado assina na próxima quarta-feira um convênio com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) para criar o Pólo de Inovação Tecnológica dos Campos de Cima da Serra.
A função central de um pólo é fazer pesquisa. A proposta da unidade que será inaugurada em Vacaria será produzir conhecimento científico para o desenvolvimento do setor produtivo da região, a partir da utilização de inovações tecnológicas. Ele ficará ligado ao Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) dos Campos de Cima da Serra, que já definiu quais áreas terão prioridade: indústria, agroindústria, agropecuária, turismo e meio ambiente. Os projetos serão executados por três unidades: UCS, Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs) e Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária.
O Pólo dos Campos de Cima da Serra é o 23º que o governo do Estado implanta desde 1989. O Programa de Apoio aos Pólos de Inovação Tecnológica foi criado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia em 1989 para estimular a integração entre universidades e centros de pesquisa com o setor produtivo, objetivando o desenvolvimento de tecnologias adequadas às diferentes regiões do Estado.
(
Pioneiro, 13/07/2007)