Anúncio foi feito durante Seminário de Fontes Alternativas de Energia. A previsão é que a usina produza 227 milhões de litros de combustíveis por ano
No primeiro semestre do ano que vem, Ourinhos ganhará a maior fábrica de biodiesel da América Latina, a NaturOil - Combustíveis Renováveis S/A. O anúncio foi feito durante o seminário “Fontes Alternativas de Energia”, realizado pela Fiesp em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Sudoeste Paulista (Adeosp) e outras entidades.
“Vamos investir 110 milhões de reais para a instalação da empresa, que deve gerar inicialmente cerca de 350 empregos diretos e indiretos”, afirmou Luiz Armando Bastos de Vasconcellos, gerente da NaturOil. Segundo ele, a previsão é que a usina produza 227 milhões de litros de combustíveis por ano.
O diretor do Departamento de Ação Regional (Depar) da Fiesp em Ourinhos, Robson Martuchi, comemora a implantação desta nova usina de geração de bioenergia na cidade e destaca que o projeto deve estimular o crescimento do Pólo industrial regional. “Todos os setores serão beneficiados com este novo empreendimento”, argumenta.
Martuchi acredita que a região terá novos estímulos para melhorar a logística do transporte e escoamento da produção industrial, assim como comércio e indústria registrarão altas de consumo. “Desta maneira, o benefício será para toda a cadeia produtiva. A população de Ourinhos e região só tende a ganhar”, destaca.
A instalação da fábrica da NaturOil em Ourinhos será financiada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e vai ser construída nas proximidades do Kartódromo, onde deve ser inaugurada em meados de 2008.
(Por Ellen Santini, Envolverde/Agência Indusnet Fiesp, 12/07/2007)