Por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o Rio Grande do Sul está participando da Oficina de Trabalho para articulação dos planos estaduais da Região Sul com o Plano Nacional de Recursos Hídricos, que está acontecendo desde ontem, encerrando-se hoje, em Florianópolis.
A promoção é da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente. Estão presentes o secretário adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, o diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH), Ivo Mello, e o coordenador do Plano Estadual de Recursos Hídricos e secretário executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Renato Paim.
O Plano Estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul está em construção desde 2006. Na primeira etapa foi traçado um diagnóstico do cenário atual dos recursos hídricos, mostrando a disponibilidade e as demandas por água e indicando, em cada bacia hidrográfica, as áreas com problemas. Para este ano estão previstas as fases de proposição de alternativas e de elaboração do Plano propriamente dito, com a indicação de soluções e estabelecimento de diretrizes para o uso racional da água.
ObjetivoA oficina de trabalho tem o propósito de aprofundar o debate metodológico em torno da articulação entre os diferentes níveis de planejamento das águas, preconizados pela Política Nacional de Recursos Hídricos, além de apontar alternativas de articulação entre os planos estaduais de Recursos Hídricos dos estados da Região Sul.
Além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que apresentam na oficina os seus planos em desenvolvimento, outros estados foram convidados a participar como ouvintes: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Tocantins, Amazonas, Pará e Espírito Santo.
(
Diário Popular, 13/07/2007)