A Unisc vai assinar nesta segunda-feira os contratos com três empresas que auxiliarão na pesquisa de produção de biodiesel. As parcerias serão com a Sur – Engenharia, Máquinas e Instalações Industriais Ltda e com a Hilário Schultz Técnica Comercial, ambas de Santa Cruz, e com a Tramontini – Implementos Agrícolas Ltda, de Venâncio Aires.
Os contratos possibilitarão o desenvolvimento dos projetos Produção e avaliação de biodiesel de óleo de girassol produzido pelo sistema contínuo-biosol e Oleoquímica: Produção, extração, caracterização e transformação de óleos vegetais com ênfase na obtenção de biodiesel e aproveitamento de subprodutos. As pesquisas serão custeadas por órgãos como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que já aprovou R$ 215.932,50 para os projetos, e a Fundação de Amparo à pesquisa no Rio Grande do Sul (Fapergs), que deve liberar R$ 150 mil. Há também investimentos da universidade e da Afubra, que receberá recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no próximo plantio de girassol.
Dentro da parceria com a Unisc, a empresa Sur é responsável pelo desenvolvimento de equipamentos necessários, a Tramontini fará os testes de uso do biodiesel e a Hilário Schultz será a encarregada da análise de motores após o uso do combustível. A Unisc ainda é parceira da Afubra no plantio do girassol utilizado na pesquisa.
Os contratos serão assinados pelo reitor da Unisc, Vilmar Thomé e pelos diretores das empresas envolvidas. Também participarão da assinatura a professora coordenadora da pesquisa de biodiesel, Rosana Schneider, e a gestora do Pólo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP), Liliane Marquardt. A solenidade será às 14 horas na sala 2.535, do prédio da reitoria da universidade.
(
Gazeta do Sul, 13/07/2007)