O secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, e a presidente da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), Marilene Ramos, inauguraram, na tarde desta quinta-feira (12/07), o centro cultural Encontro das Águas, na Lagoa Rodrigo de Freitas. O espaço, que promete “mergulhar” o visitante no universo ambiental, foi aberto ao público com uma exposição de fotos de Custódio Coimbra e vídeos de Cláudio Savaget e Christian Spencer.
Durante a cerimônia, Carlos Minc comparou o centro cultural a uma nave espacial de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas e sugeriu que os usuários contribuam com sugestões para o espaço.
Marilene Ramos lembrou que a abertura do Encontro das Águas é mais uma das grandes iniciativas que ela e seus auxiliares conseguiram realizar em seis meses de gestão do órgão. Ela também ressaltou a importância de se manter um centro cultural voltado para as questões ambientais permanentemente aberto às escolas.
Integrado ao cenário da Lagoa Rodrigo de Freitas, o Encontro das Águas – Espaço do Ambiente pretende oferecer ao usuário uma visão das águas, florestas, solos, culturas e usos humanos característicos dos territórios das bacias hidrográficas.
Um dos atrativos do local é a exposição Águas Urbanas, do fotógrafo Custódio Coimbra. As imagens foram registradas durante as incursões do fotógrafo pelas águas do estado nos últimos cinco anos. Por meio de 40 fotografias de diferentes formatos, a mostra traça um panorama da vida, do homem e da natureza das regiões das bacias hidrográficas do estado, passando por lugares como Paraty, Cabo Frio, Guapimirim e Rio de Janeiro, com suas praias, lagoas e baías.
Quem fizer uma visita ao novo espaço também poderá assistir aos vídeos Encontro das Águas, de Cláudio Savaget, e Itatiaia – vista por dentro, de Christian Spencer. Os vídeos e a exposição farão parte da programação inicial do centro cultural, cuja proposta é oferecer sempre aos usuários, entre outras atividades, programação de vídeos e exposições de fotos sobre a dinâmica ambiental das bacias hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.
A idéia é utilizar imagens que sejam capazes de informar e sensibilizar e que promovam a aproximação do público com a temática do meio ambiente, segundo as organizadoras Fátima Casarim, coordenadora do Núcleo de Apoio a Gestão de Recursos Hídricos e Educação Ambiental da Serla, e Lara Coutinho, superintendente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente.
Uma das novidades que estará em breve disponível no espaço será o Portal do Ambiente. Por meio da mídia, o público poderá acessar informações sobre as regiões hidrográficas e sua dinâmica. O centro cultural também promoverá visitas guiadas para grupos escolares e expedições ambientais de barco no entorno da Lagoa.
O evento de inauguração contou com a presença dos presidentes da Emop, Ícaro Moreno, e da Feema, Axel Grael, entre outras autoridades.
O Espaço Encontro das Águas funcionará todos os dias, das 11h às 20h. Os vídeos serão exibidos alternadamente em sessões contínuas durante todo o horário de funcionamento do centro cultural.
O espaço Encontro das Águas fica ao lado do Parques dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas.
(Ascom SEA-RJ, 12/07/2007)