Uma nova técnica, batizada de "platooning", na qual os automóveis andam muito mais perto um dos outros, poderá reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) e poupar gasolina, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira pelo International Journal of the Environment and Pollution (IJEP).
Nos engarrafamentos, a distância de segurança que, em princípio, deve ser mantida entre os carros gera resistência no ar e um consumo de gasolina superior para cada veículo. Uma distância mais curta entre eles permitiria consumir menos gasolina e, assim, poluir menos o ar, segundo os pesquisadores Asis Mazumdar e Debojyoti Mitra da Universidade de Jadavpur de Calcutá (Índia).
Trata-se do principio de "platooning", considerando-se o deslocamento de três ou quatro carros, que circulariam praticamente colocados uns ao outros. Os pesquisadores dizem que os veículos que andarem dessa forma devem utilizar detectores especiais para evitar colisões. O "platooning" pode resultar numa solução para os engarrafamentos monstruosos que sofrem os países com forte crescimento econômico.
(Yahoo!, 13/07/2007)