O deputado Rossano Gonçalves (PDT) ressaltou a importância do investimento confirmado pela Aracruz na construção de novos projetos para o Rio Grande do Sul. “Estamos diante de um dos maiores empreendimentos para a Metade Sul e que vai mudar substancialmente a economia nesta região do estado”, disse o parlamentar.
De acordo com as informações do diretor de operações da Aracruz, Walter Lídio Nunes, os recursos serão empregados na produção de celulose, que deverá passar de 450 mil toneladas para 1,8 milhão de toneladas por ano. Os investimentos serão distribuídos na construção de terminais hidroviários em Cachoeira do Sul e Rio Pardo e de um terminal marítimo em São José do Norte. A base florestal do Estado será ampliada em mais de 100%, garantiu Walter Lídio, sendo que 90% desta área será de preservação ambiental, com reservas florestais nativas.
Para o deputado Rossano Gonçalves, a decisão da governadora Yeda Crusius de criar uma força tarefa para a liberação das licenças ambientais, com maior agilidade, na Fepam, foi fundamental para a confirmação dos investimentos que passaram por entraves nos documentos chamados zoneamento ambiental. “É momento de comemoração, mas precisamos também de parceria entre o Legislativo e o Executivo, na realização de projetos logísticos como a realização de obras em estradas e hidrovias para o transporte de matéria-prima e escoamento da produção”, destacou Rossano Gonçalves. O novo projeto da Aracruz vai gerar cerca de 12 mil vagas de trabalho durante a execuçâo das obras até 2010, sendo que 5 mil empregos deverão ser mantidos pela empresa.
Em visita à sede da Aracruz, em Guaíba, o deputado Rossano Gonçalves foi recebido pelo diretor Walter Lídio Nunes e os gerentes Renato Rostirolla e Francisco Bueno. Até o momento, a empresa já investiu US$ 700 milhões no projeto.
(Por Milton Cardoso, Agência de Notícias AL-RS, 12/07/2007)