Na última sessão plenária do semestre, a Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul aprovou nesta quinta-feira (12/07), por unanimidade (47 votos), projeto do deputado José Sperotto (DEM) que declara como bem integrante do patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul a Catedral Nossa Senhora da Oliveira, localizada no Centro do município de Vacaria.
A catedral foi projetada em 1912 por freis capuchinhos e construída com pedra moura entalhada. Em estilo gótico, lembra a Catedral de Notre Dame, em Paris. Em 1930, Dom João Becker, então arcebispo de Porto Alegre, iniciou a proposta de criação de novas dioceses no Estado, elevando a igreja de Vacaria ao título de catedral.
Requerimentos
Também foram aprovados quatro requerimentos que suspendem as atividades da CPI dos Pólos de Pedágios, e de três comissões especiais durante o recesso parlamentar que inicia na próxima terça-feira (17/07) e termina no dia 31 de julho.
Estão suspensos os trabalhos nas comissões sobre as Bacias dos Rios dos Sinos e Gravataí, do Programa de Integração da Malha Rodoviária, e de Habitação Popular e Regularização Fundiária.
(Por Rejane Silva, Agência de Notícias AL-RS, 12/07/2007)