Realizou-se nesta quinta-feira (12/07) a segunda reunião da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), a partir das 9h30, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília.
Na ocasião, foram apresentadas pelo Ministério de Minas e Energia propoostas nas áreas de mineração e empreendimentos em terras indígenas; informe sobre Violência contra líderes indígenas; apresentação da Fundação Nacional de Saúde sobre a situação da saúde indígena; informe sobre o anteprojeto de Lei sobre a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista; e discussão sobre Estatuto dos Povos Indígenas/mineração.
A comissão, composta por 12 membros do governo, 20 indígenas e representantes de duas entidades não governamentais, foi criada pelo governo federal em abril de 2007, após anos de pressão do movimento indígena.
Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a reunião não foi aberta à imprensa, mas os representantes indígenas e das entidades estiveram disponíveis para entrevistas nos intervalos do almoço (a partir de 12h) e no final do dia.
(Agência Brasil, 12/07/2007)